A dieta não fica atrás quando o assunto é proteger o organismo contra a gripe. Veja os nutrientes que não podem faltar no seu cardápio.
- Alimentos ricos em vitamina A, C e carotenoides (cenoura, abóbora, tomate, goiaba, kiwi, laranja, papaia) fortalecem a imunidade e são bons para o funcionamento de todo o sistema respiratório.
- Gengibre: contém substâncias, como zingerona e gingerol, que têm ação antiviral. Também é antioxidante e estimula o sistema imunológico por apresentar zinco e vitamina C, nutrientes importantes no tratamento e prevenção de doenças respiratórias.
- Nozes, castanha-do-pará e de caju, amêndoas, avelã e pistache: são ricos em vitamina E e em minerais como selênio e zinco, diretamente envolvidos na imunidade, pois entram na composição de enzimas que ajudam a combater vírus e bactérias.
- Proteínas (peixes, carnes e ovos): ajudam na produção de anticorpos.
- Probióticos (iogurte e leites fermentados): possuem bactérias que contribuem para o funcionamento intestinal e ajudam a manter o sistema imunológico a todo vapor.
- Cogumelos têm muita proteína vitamina D (boa pa imunidade) e betaglucanas, que agem estimulando a produção de interferons.
PS :
O que é o Interferon ?
O Interferon é uma proteína naturalmente produzida em nosso corpo com a função de atuar como um mensageiro na luta contra os vírus invasores, ativando o sistema imunológico e interferindo na reprodução destes vírus. O medicamento Interferon é uma reprodução sintética do Interferon produzido naturalmente pelo organismo.
O organismo produz diferentes tipos de interferons. O interferon alfa é produzido pelos glóbulos brancos do sangue; o interferon beta é produzido pelas células de várias partes do corpo; e o interferon gama é produzido pelas células chamadas de linfócitos T.
Curioso, isso eu não sabia, vamos comer mais cogumelo gente!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário